Primeiro dia (20/08)
Nesta segunda-feira, deu-se o início do II Seminário Apae Rio, no Auditório da instituição, celebrando a Semana Nacional da Educação Especial com Inclusão.
A mesa de abertura do evento contou com o presidente da Apae Rio, Pedro Aurelio de Mattos Goncalves; o diretor Secretário Geral, Fernando da Silva Mota; o diretor financeiro, Antonio Miguel; a professora, Edicléa Mascarenhas e a coordenadora geral da Apae Rio, Regina Célia de Souza. Estes ilustres presentes destacaram a importância das temáticas que seriam debatidas ao longo dos três dias do evento. O presidente da Apae agradeceu a presença de todos e o secretário geral evidenciou o alcance das atividades nos dias do evento.

Na sequência, teve a palestra da conselheira professora doutora Edicléa Mascarenhas que nos oportunizou reflexões com o tema “A Importância da Revisão Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”.

Fechando a programação desta manhã, primeiro dia do seminário, Dr. Caio Souza, da Comissão Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, trouxe a palestra “Aspectos Legais da Pessoa com Deficiência”.

A parte da tarde contou com a fisioterapeuta, Adriana Araújo, da equipe Apae Rio, apresentando a palestra “O Transtorno do Espectro Autista sob o olhar da Fisioterapia da Infância a Vida Adulta”.

A segunda palestrante da tarde foi a conselheira institucional pedagógica, professora Maria Aparecida Mussi, que apresentou o tema “Mindfulness e Yoga no Contexto Escolar”.


Segundo dia (21/08)
Na manhã da terça-feira, o professor Silvino Neto, da Brasil Forte, apresentou o tema “As Inteligências Múltiplas e a Pessoa com Deficiência”. Depois, foi a vez do neurologista, Dr. Rafael Iório, falando sobre a Síndrome de Down.


Após o almoço, “Empregabilidade e Aprendizagem” foi a temática da mesa coordenada pelo conselheiro professor Dr. Ubirajara Baptista Cabral Junior e que contou com as expressivas participações de Valéria Moreno, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE RJ); Louziane Oliveira, do Ensino Social Profissionalizante (ESPRO) e Marcelo José Rodrigues de Freitas, coordenador do Projeto de Inserção de Pessoas com Deficiências e Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho. O tema teve grande participação de todos os presentes, revelando grandes reflexões.



Terceiro dia (22/08)
No quarta-feira, a primeira palestrante a expor seu tema no seminário, foi a conselheira e professora Sônia Mendes, assessorada pelo assistido convidado Cláudio Felipe, com o tema “O Paradigma Inclusivo na Perspectiva da Educação Inclusiva”.

O tema “Flexibilização Curricular para Alunos com Deficiência Intelectual”, com a conselheira, professora e doutora, Annie Gomes Redig, da UERJ, atendeu a comunidade apaeana na segunda metade da manhã.

O Seminário prosseguiu na parte levando assuntos de grande interesse aos presentes. A Prata da Casa, professora Carmem Cerqueira, ofereceu a “Oficina de Construção de Material Pedagógico na Educação Especial”. Muita criatividade florescendo ao lado de novos talentos.



Depois foi a vez da conselheira e professora Ana Cristina Carvalho, que apresentou a palestra “O Processo de Transição para a Vida Adulta da Pessoa com Deficiência Intelectual“.

Encerrando o dia, Dra Dayse Serra trouxe abordagens sobre o “Espectro Autista”, encerrando o ciclo de palestras deste II Seminário APAE Rio.

Foram grandes momentos de aprendizado e troca de experiências entre os participantes, convidados e a equipe da Apae. Momentos como este são muito importantes para o aperfeiçoamento dos trabalhadores e esclarecimento das temáticas ligadas as diversas particularidades dos assistidos, sendo estes, a grande motivação desta instituição, razão maior de sua existência.